A Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) concluiu o projeto básico de macrodrenagem que irá solucionar os problemas de alagamento no entorno do Estádio Caio Martins, em Icaraí, Zona Sul da cidade, e adjacências.
De acordo com o projeto, serão realizadas obras de macrodrenagem nas ruas Lopes Trovão e Presidente Backer, e microdrenagens num quadrilátero delimitado pelas ruas Paulo César, Santa Rosa, Mariz e Barros e a Avenida Roberto Silveira. Ao todo, são estimados a construção de 6 quilômetros de rede.
Todo o volume de água coletado pelas novas redes será depositado num grande reservatório subterrâneo, que será construído no terreno onde hoje se encontra o campo de futebol do Estádio Caio Martins.
Com área de 130m x 120m e capacidade para 80 milhões de litros de água, o reservatório ocupará cerca de 2/3 do espaço do campo, incluindo a parte das arquibancadas junto à rua Presidente Backer, que serão demolidas.
Três bombas de sucção serão responsáveis por transferir o volume de água para o reservatório, que terá a função de armazenar e liberar, de maneira controlada, o fluxo da água para o Rio Icaraí, evitando a ocorrência de enchentes e alagamentos. A expectativa é a de que, além da área que receberá as obras, os trabalhos também beneficiem regiões adjacentes, como parte dos bairros Viçoso Jardim, Cubango, Santa Rosa e Pé Pequeno, que abrigam outras bacias.
A elaboração do projeto básico, no valor de R$ 1,4 milhão, levou seis meses e considerou a preservação das estruturas dos imóveis de toda a região, que não sofrerão qualquer intervenção durante os trabalhos.
Em breve, será lançada a licitação do Projeto Executivo, que escolherá a empresa responsável pela realização das obras, com previsão de duração de 36 meses, a partir da Ordem de Início.